quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Linux Ubuntu 7.10 em Acer 5720 :) pt


Neste blog eu vou explicar passo a passo como conseguir instalar o Linux Ubuntu 7.10 no portátil Acer 5720, esta é a minha expêriencia, pois passei muitas muitas horas para conseguir pôr a placa de som Realtek HD Audio, webcam Acercrystal Eye e a placa de wireless Pro wireless 4965 AGN a funcionar, assim como o Compiz Fusion ( o programa de efeitos de desktop) a funcionar, apesar de afinal ser bastante simples, mas como quem não sabe é como quem não vê:) Eu, tal como muitos de vocês, sou um principiante em linux assim que vou tentar fazer tudo o mais simples possivel... Espero que vos sirva de ajuda!

Francisco Jácomo

Em 1º lugar:

O 1º a fazer será instalar o ubuntu de novo, pois nisso o linux é bastante sensivel, eu já tive instalações que por não ter seguido uma ordem concreta no pós instalação já não me funcionava o compiz, por isso é preferivel fazer os passos todos tal como eu indico aqui para ter garantias de sucesso:) Em primeiro de tudo é necessário actualizar o ubuntu logo no 1º arranque, a 1ª coisa que vão reparar é que o vosso pc não tem som, mas não se preocupem pois é por pouco tempo:) IMPORTANTE (não instalar nada antes de actualizar!!!) Uma vez ligado e actualizado vão ao sinaptics package manager e instalem o compiz no meu caso tenho instalado também os seguintes itens: Compiz configuration settings manager ; compiz core ; compiz-fusion-plugins-extra ; compiz-fusion-plugins-main ; compiz-gnome e os restantes plugins, isso fica ao vosso critério, ao tentar activar os desktop effects em Sistema>Preferências>Aparência>Efeitos visuais, o vosso portátil vais vos dizer "desktop effects cannot be enabled", isto por culpa da placa gráfica Intel media accelerator X3100, pois esta placa gráfica está na lista negra (blacklisted) devido a problemas de estabilidade, mas não se preocupem,tem fácil solução, se quiserem experimentar abram a consola (terminal) e escrevam: SKIP_CHECKS=yes compiz e verão como os efeitos ja se activam, mas apenas enquanto a consola estiver aberta, uma vez que a fechem adeus:)
Para resolver este problema abram a consola e escrevam:

$ sudo su (O cifrão não conta!)

Vai vos pedir a password, escrevam a password (não aparece nada ao escrever, mas escrevam normalmente que funciona:)
A seguir:

$ mkdir -p ~/.config/compiz/ && echo SKIP_CHECKS=yes >> ~/.config/compiz/compiz-manager

E com isto os efeitos já se ligam, e ligarão sempre que quiserem, pois fizeram um directório que sempre que se liga o compiz ele deixa de fazer o test á placa grafica e arranca logo de principio... Menos um problema:)

Vamos lá ao som agora...
Vão a sinaptics manager ( gestor de pacotes sinaptics) > Repositóries > Updates e marquem onde diz "Unsupported Updates", saiam e abram a consola e escrevam:

Em caso de Ubuntu 7.10:$ sudo apt-get install linux-backports-modules-generic
E se for o Ubuntu Studio 7.10: & sudo apt-get install linux-backports-modules-rt

Depois:

$ sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

põe a password
e vai se abrir um documento de texto, adicionam no fim do documento:

options snd-hda-intel model=acer

Guardam e fecham...

A seguir reiniciam o pc...

Se tudo correu bem ao reiniciar já temos som:)

Eu aconselho-vos a no final voltarem a desativar as Unsupported Updates devido a problemas com as actualizações, mas isso fica ao vosso critério...

Menos um problema!

A webcam Acer Crystal Eye...

Para fazer a webcam é muito mais simples do que inicialmente seria previsto, a drive da mesma já está incluida no Ubuntu 7.10 e na Hardware Information podemos ver que ela é correctamente reconhecida, assim que a unica coisa que teremos que fazer é abrir o sinaptics manager e instalar o programa "Cheese" de modo a podermos ligar a mesma desde o desktop ou do menu, uma vez que este programa esteja instalado vamos a: Aplicações> Acessórios> Cheese e ao clicar em cima a camara já liga ( atenção para ligar a camara assim como para podermos ver filmes teremos que desligar os Desktop Effects ( Já está resolvido, depois publico aqui!) pois com eles ligados não funciona, eu já consegui resolver esse problema mas não sei como o fiz, logo que saiba publico aqui )...
Também podemos instalar o AMSN, que é o msn do Linux e com ele já podemos enviar imagens das nossas webcams, assim como configurar o som, para nos funcionar o microfone do pc teremos que clicar no icone do volume 2 vezes e abre-se as configurações do som, vamos a Editar> Preferências> e marcamos todas as casas que não estejam marcadas, depois vamos a: A gravar e subimos todos os volumes ao nosso gosto e o mais importante, vamos a: Opções e nas opções pomos: Front Mic e já está!

Agora só falta o wireless... (O melhor é deixarem esta parte para o fim, experimentem o wireless com a driver que já vem no Ubuntu, a Iwl4965, e se preferirem deixem funcionar com essa mesma, a razão pela qual eu vos digo isto é porque em troca de nos funcionar a luz do comutador do wifi o ndiswrapper vai nos atrasar em alguns segundos o arranque do sistema, por isso eu aconselho, experimentem um e outro e decidam por vocês! Actualmente estou a usar a Iwl 4965...)

Para conseguirmos fazer o wireless a funcionar eu aconselho por experiência própria o programa Ndiswrapper, apesar de no Ubuntu a drive já estar instalada, tal como na webcam, mas na minha opinião não funciona muito bem e aparte a luz do wireless no comutador de on/off tb não funcionar com essa mesma drive, ao passo que com o ndiswrapper funciona tal como no windows...

Vamos a sinaptic manager e instalamos o Ndiswrapper common, ndisgtk e ndiswrapper utils...

Depois abrimos a consola e escrevemos:

& sudo su
Password:******

$ gedit /etc/modprobe.d/blacklist

E vai novamente abrir um documento de texto e adicionam no fim:

# wireless network card driver
blacklist iwl4965

Guardam e fecham...

Vamos ao site da intel e fazemos o download da drive para o windows XP que está disponivel aqui:

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=N&ProductID=2753&DwnldID=13000&iid=homepage+dc_wireless_xp

Depois vamos a Sistema> Administração> Windows Wireless drivers e abre-se uma janela, nessa janela clicamos em Install New Driver e direcionamos para onde temos a nossa drive (temos que a descompactar antes pois vem em Zip!!! ) , e instalamos a drive com o nome: NETw4x32.INF e logo a seguir reiniciam o pc, logo ao ligar já poderemos ver a luz do comutador do wireless a funcionar:)

Depois vamos a sinaptics novamente e instalamos o programa: Wifi Radar, saimos de sinaptics e vamos a: Aplicações> Internet> Wifi Radar e ao abrir clicamos em New e criamos um perfil com um nome qualquer, eu no meu coloquei Auto, clicamos em gravar e já está, se houver alguma rede wireless ao nosso alcance já irá aparecer se tivemos o comutador do wireless em On, e já está:)

Só falta o leitor de cartões mmc, mas esse pelos vistos de momento não funciona em Ubuntu, apesar de estar reconhecido em Hardware Information, logo que tenha noticias a este respeito aviso!

Estou disponivel para qualquer duvida que voçes tenham:)

Comentem de modo a eu saber se este meu trabalho tem sido util para voces!!!

PS: Isto é um blog que eu estou a fazer nos meus tempos livres assim que não o posso fazer todo de uma vez, em caso de qualquer duvida não hesitem em deixar nos comentários!

9 comentários:

Anónimo disse...

Cara vc esta de parabens o seu blog é muito bom... eu fiquei muito tempo tentando configurar a minha placa de son, o compiz e so agora consegui.. ficou show...

so tem um detalhe que aconteceu quando eu instalei o compiz meu notebook as barra de titulo sumirao junto com o botao iniciar, restaurar e fechar... o que pode ter acontecido?? tem como vcs me ajudar a configurar... so esta faltando isso.. fiz tudo igual estava no seu blog..

valeu

Ramilton

Francisco Jácomo Cunha disse...

Oi ramilton:) Fico contente que tenha servido de alguma coisa o meu blog:) O teu problema em principio é uma configuração no compiz que se chama decoração das janelas, na primeira vez que ligo o compiz tambem me fica assim, vais a preferencias deo compiz e activas as decorações das janelas, depois diz se resultou!
No que puder ajudar, estou ai!

Anónimo disse...

Show de bola cara, está de parabéns! Tutorial muito bem feito e esclarecido, agora acho que já posso instalar o Ubuntu no meu note. Qualquer coisa venho aqui pedir ajuda ein!

Abraços. ^^

Neto Canedo.

Francisco Jácomo Cunha disse...

Obrigado Neto:) É sempre bom saber que o nosso trabalho é apreciado por vocês, e quanto a instalares o linux no teu notebook, posso te dizer que não te vais arrepender, vais ter um note rápido como nunca pensaste ser possivel, com um ambiente gráfico espectacular em todos os sentidos, e aprenderes cada dia coisas novas que te farão evoluir e tornar-te cada vez mais um orgulhoso defensor do SO Linux e do Open source;) No meu note tenho windows e linux em dual-boot apenas por uma razão, no ubuntu o leitor de cartões MMC apenas funciona parcialmente, ou seja, lê os cartôes SD mas não lê os cartôes MMC pois não há drivers open source para o leitor MMC, é a unica razão pela qual uso o Windows, conclusão: para mim, Ubuntu Forever!

Qualquer duvida que tenhas eu estou ai para te ajudar;)

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Obrigado pela dica do som. Foi de grande ajuda.

Francisco Jácomo Cunha disse...

De nada Maurilio:) No que eu poder ajudar estou ai!

Anónimo disse...

belas instrucções!
embora tenha o ubuntu studio instalado e a correr lindamente (o compiz não me interessa pois preciso do processador para outras coisas) o teu blog dá um "insight" bastante útil.
devo dizer que o uso de "$ sudo su" é bastante perigoso para utilizadores menos atentos, principalmente quando é usado para chamar programas da interface gráfica: "$ gksu " e o resto do comando seria mais adequado e transparente.
abraço e obrigado
Anatol Waschke
www.anatol.biz

Francisco Jácomo Cunha disse...

Obrigado Anatol:) Realmente não tinha pensado nesse aspecto, mas também acho que á custa dos erros é que se aprende! De certeza que quem se enganar com o sudo também ganha experiência! Obrigado pelo comentário;)

Anónimo disse...

Olá, tudo bem?

estou falando do Brasil. Encontro grandes dificuldades em configurar Ubuntu Studio no meu ACER 3050. Tentei tudo o que li em seu blog e nada deu certo. Seria possível um contato via e-mail?

lucastrabalha@gmail.com

muito agradecido.